Serviço Educativo

ACÇÕES PRESENCIAIS

PROGRAMA

11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.3

TIC E INTERDISCIPLINARIDADE: EXEMPLOS PRÁTICOS

Nesta sessão vamos ver exemplos de projetos digitais criados por alunos em contexto multidisciplinar, e vamos também nós "pôr mãos na massa" para criar um jogo simples.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.16

A IMPORTÂNCIA DOS FATORES PSICOLÓGICOS PARA UM JOGADOR DE ESPORTS

Esgotado

Os participantes desta sessão ficarão a conhecer a dimensão psicológica do fenómeno dos eSports e de como pode ser a diferença para jogadores que queiram chegar mais longe.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Helena Pereira   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.2

PYTHON IA

Esgotado

Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS

Esgotado

Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


11:00 - 12:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO CRIAR CONTEÚDOS DE QUALIDADE COM UM SMARTPHONE

Esgotado

Com a rápida evolução das câmaras e aplicações dos smartphones, cada vez mais é fácil criar conteúdos com excelente qualidade e aspeto profissional. Nesta sessão irás aprender quais as vantagens, oportunidades e limitações destes dispositivos, bem como técnicas para criares conteúdos de qualidade e destacá-los.

Organização: FLAG     Formador(a): Rui Simões   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO

Sem inscrição

Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Nuno Carreira   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO

Sem inscrição

Organização: SAMORAJOGAR     Formador(a): Carlos Sousa   Capacidade: 40 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS

Sem inscrição

Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL     Formador(a): Alexandre Pita   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


12:00 - 12:45

PAV. 3 - SALA S3.16

JOGOS NARRATIVOS

Os participantes irão aprender o que é um jogo narrativo e como pode ser utilizado para explorar os mais diversos temas em contexto educativo: desde dinâmicas de grupo a exploração de conteúdos mais complexos e com nuance. E como pode ser divertido fazê-lo.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): André Tavares   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


12:00 - 13:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO FAZER STREAMS PROFISSIONAIS PARA DIFERENTES PLATAFORMAS

Esgotado

Existem múltiplas plataformas e redes sociais para as quais podes fazer um stream. Nesta sessão irás a aprender a transmitir simultaneamente para diferentes destinos e quais as melhores boas práticas e como aplicá-las.

Organização: FLAG     Formador(a): Rui Simões   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


13:00 - 13:45

PAV. 3 - SALA S3.2

MY 3D GAME

Esgotado

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.3

PENSAMENTO COMPUTACIONAL: TRANSVERSAL E ESSENCIAL

Desenvolver processos de raciocínio para interpretar problemas e resolvê-los por etapas, com persistência e sentido crítico, torna-se útil diversas áreas disciplinares. Nesta sessão vamos experimentar pequenos exercícios e ferramentas que permitem trabalhar de forma lúdica estas competências essenciais.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.16

JOGO DA PARTICIPAÇÃO

Esgotado

Os participantes poderão experimentar o jogo da participação e aprender a gerir que projetos devem ser desenvolvidos em cada bairro tendo em conta as suas necessidades. E em modo de debriefing do jogo discutir as temáticas acerca das necessidades dos diversos bairros, e de como se organizam as necessidades e vontades das populações, como é que temas como a interculturalidade, a igualdade de genero, o ambiente entre outros, tem ou não impacto nas decisões.

Organização: CLUBE INTERCULTURAL EUROPEU     Formador(a): Nuno Wemans   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º e 3º CICLO


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.2

MY 3D GAME

Esgotado

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS

Esgotado

Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


14:00 - 15:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO FAZER UM MINIESTÚDIO COM LOW BUDGET

Esgotado

Tens ideias para gerar conteúdos mas não sabes por onde começar e em que equipamento investir? Nesta sessão, aprenderás dicas para fazer uma escolha acertada do equipamento a utilizar assim como aspetos a considerar na escolha dos elementos necessários ao teu mini estúdio

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


14:00 - 17:00

PAV. 4 - B. GAMES

JOGA E APRENDE: TRABALHO EM EQUIPA E COMUNICAÇÃO

Sem inscrição

Nos jogos baseados em estratégias de cooperação, os jogadores utilizam os seus pontos fortes para, juntos, atingir um objetivo. É essencial que comuniquem de forma clara e eficaz para que consigam ganhar o jogo. Vem trabalhar estas competências e jogar jogos como: Pandemic, A Ilha Proibida, Código Secreto, Magic Maze.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Helena Pereira   Capacidade: 8 Pessoas     Destinatários: ALUNOS E PROFESSORES


14:00 - 17:00

PAV. 3 - SALA S3.16

SESSÃO ÚNICA DE DUNGEONS & DRAGONS

Sem inscrição

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Marta Costa   Capacidade: 4 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


14:00 - 19:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO

Sem inscrição

Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Nuno Carreira   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


14:00 - 19:00

PAV. 3 - SALA S3.16

SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO

Sem inscrição

Organização: SAMORAJOGAR     Formador(a): Carlos Sousa   Capacidade: 40 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


14:00 - 19:00

PAV. 3 - SALA S3.16

EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS

Sem inscrição

Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL     Formador(a): Alexandre Pita   Capacidade: 8 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


14:00 - 20:00

PAV. 4 - B. GAMES

APRENDE OS JOGOS: CAN'T STOP E JAIPUR

Sem inscrição

No âmbito do 2ª edição do Campeonato Nacional de Jaipur e 3ª edição do Campeonato Nacional de Can't Stop, a Jogos do Mundo propõe-te descobrires estes dois incríveis jogos de tabuleiro. Vem aprender como se jogam e, ao jogares, habilitas-te a ser um dos felizes contemplados com um wild card para a fase final que vai decorrer no fim de semana e que junta os melhores jogadores da atualidade. Jogamos?

Organização: JOGOS DO MUNDO     Formador(a): Luís Dinis   Capacidade: 8 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.3

TIC E ARTICULAÇÃO VERTICAL: EXEMPLOS PRÁTICOS

Garantir a sequência e coerência nas várias etapas de aprendizagem, e uma progressão gradual do conhecimento, é essencial. Os próprios alunos podem contribuir para a articulação entre ciclos de ensino criando projetos digitais para colegas de anos de escolaridade distintos. Nesta sessão vamos abordar de forma prática como o fazer.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.16

GAMIFICAÇÃO DA SALA DE AULA

Os participantes irão compreender os conceitos base da gamificação, porque é essencial como estratégia de criação de envolvimento e como a poderiam aplicar em contexto educativo, indendentemente do suporte analógico ou digital.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Manuel Pimenta   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.2

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Francisca Corga   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM MINECRAFT

Esgotado

Minecraft Education é uma plataforma baseada em jogos que inspira uma aprendizagem criativa e inclusiva por meio do jogo. Vamos explorar mundos e aprender a programar em linguagem blockly, para que aprendam a controlar as suas próprias personagens, assim como, criar os seus próprios jogos.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


15:00 - 16:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO ESTAR PERANTE UMA CÂMARA

Esgotado

Aparecer em fotos ou vídeo é uma constante nos dias de hoje. Mas por vezes a imagem que transmitimos não é a que queremos. Nesta sessão irás aprender técnicas que te irão ajudar a criar uma performance mais eficaz quando estiveres em frente a uma câmara.

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


16:00 - 16:45

PAV. 3 - SALA S3.16

GAME DESIGN 101

Esgotado

Nesta sessão os participantes vão aprender a desenhar um jogo, da ideia, à concepção, à prototipagem e à criação de uma versão equilibrada. Para os que sempre quiseram criar um jogo e nunca o conseguiram fazer, esta framework será o passo necessário para pôr ideias em prática.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Bruno Ribeiro   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


16:00 - 16:45

PAV. 3 - SALA S3.2

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Francisca Corga   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


16:00 - 17:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO TE DESTACARES ENQUANTO INFLUENCER

Esgotado

Todos podem ser influencers. Contudo nem todos o são. Nesta sessão, vais aprender quais os passos a seguir para te tornares um influenciador, bem como dicas para atraíres e envolver os teus seguidores.

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


18:00 - 22:00

PAV. 4 - B. GAMES

TORNEIO POKEMON

Sem inscrição

Vem jogar connosco, nos nossos torneios com muitos prémios e diversão para todos!

Organização: LOTUS VALLEY     Formador(a): Pedro Santos   Capacidade: 16 Jogadores     Destinatários: INSCRITOS


20:00 - 22:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO

Sem inscrição

Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Nuno Carreira   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


20:00 - 22:00

PAV. 4 - B. GAMES

SAMORAJOGAR – O JOGO INCLUSIVO, DE PORTUGAL PARA O MUNDO

Sem inscrição

Organização: SAMORAJOGAR     Formador(a): Carlos Sousa   Capacidade: 40 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


20:00 - 22:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS

Sem inscrição

Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL     Formador(a): Alexandre Pita   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.